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5 de fevereiro de 2021

Você sabe como tornar sua Empresa mais Competitiva??

    Muitas vezes, alguns gestores de empresas caem em uma armadilha que já se tornou hábito nas organizações: a de pensar que a única forma de tornar a empresa mais competitiva, com um menor custo, se dá apenas pela redução de pessoas. 

    Obviamente, ter um headcountenxuto, e que consiga atingir os objetivos pré-estabelecidos, faz total sentido, mas, não se pode esquecer de que a otimização e a melhoria contínua nos processos são alternativas que trazem resultados significativos, se conduzidas de maneira integrativa e eficiente.

    Já ouvimos várias vezes a frase do tipo: “como nunca vimos isso antes?”, estamos várias horas por dia acompanhando esse processo, e alguém de fora, em tão pouco tempo já visualizou tal situação de melhoria e otimização…

    Isso ocorre por que as pessoas são consumidas pelas rotinas, e muitas vezes pela conformidade de que da forma com que está se executando determinado processo é a melhor possível, e também pelo fato de existirem pessoas com capacidade muito aguçada de ter visão de processos, visão enxuta e de identificar desperdícios que apenas oneram os resultados.

    Alguns exemplos de desperdícios, classificados de acordo com os 8 desperdícios da Filosofia Lean, que ocorrem nos processos das organizações são:

Superprodução

– Expedição de quantidades maiores do que as solicitadas pelo cliente;

– Adiantamento de atividades;

– Falta de coordenação entre a demanda e a produção;

– Arranjo físico inadequado levando a formação de grandes lotes de movimentação.

Estoque

– Estoques “pulmão” entre processos além do necessário;

– Compra de matéria-prima em quantidade maior do que a necessária;

– Produzir grandes lotes acima das necessidades imediatas dos clientes.

Espera

– Espera por um caminhão que está atrasado;

– Embaladores aguardando a separação dos materiais;

– Atividades paradas devido à falta de informações.

Defeitos

– Entregar produtos no momento e local errado para o cliente;

– Separação errada de materiais a serem entregues para o próximo processo, com falta, excesso ou produtos trocados;

– Avaria dos materiais durante o transporte.

Transporte

– Transporte de um produto para um centro de distribuição (CD) distante da fábrica e depois o retorno dele para um cliente próximo a região da fábrica;

– Supermercados de materiais longe dos pontos de consumo.

Processamento Desnecessário

– Criação de processos que não agregam valor, muitas vezes devido a sistemas de informação mal parametrizados;

– Múltiplas conferências dos produtos: no fornecedor, no cliente e internas;

– Uso de ferramentas inadequadas aos processos.

Movimento Improdutivo

– Carregar e descarregar caminhões manualmente;

– Procurar itens gerados pela má organização dos estoques;

– Movimento de materiais e de operários decorrente de grandes estoques.

Intelectual

– Esforço humano que não acrescenta nenhum valor ao produto ou serviço do ponto de vista dos clientes;

– Não uso das habilidades mentais, criativas, e físicas das pessoas;

– Falta de integração entre as áreas;

– Não ouvir as ideias.

    São inúmeros os exemplos que podem ser dados quanto aos desperdícios e oportunidades de melhorias, os quais aumentam a certeza de que saber atingir resultados por meio de ferramentas e metodologias estruturadas é um grande diferencial, e faz com que se busque, constantemente, alternativas para tornar as organizações cada vez mais competitivas e preparadas para os desafios que surgem no dia-a-dia.

    Isso faz com que cada vez mais aumente a busca por profissionais que estejam em constante aprimoramento e desenvolvimento de competências, que sabem que para chegar a lugares diferentes, precisam, muitas vezes, fazer as coisas de forma diferente.

Texto escrito por: Mauricio Johnny Loos.

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