5 de fevereiro de 2021
Você sabe como tornar sua Empresa mais Competitiva??
Muitas vezes, alguns gestores de empresas caem em uma armadilha que já se tornou hábito nas organizações: a de pensar que a única forma de tornar a empresa mais competitiva, com um menor custo, se dá apenas pela redução de pessoas.
Obviamente, ter um headcountenxuto, e que consiga atingir os objetivos pré-estabelecidos, faz total sentido, mas, não se pode esquecer de que a otimização e a melhoria contínua nos processos são alternativas que trazem resultados significativos, se conduzidas de maneira integrativa e eficiente.
Já ouvimos várias vezes a frase do tipo: “como nunca vimos isso antes?”, estamos várias horas por dia acompanhando esse processo, e alguém de fora, em tão pouco tempo já visualizou tal situação de melhoria e otimização…
Isso ocorre por que as pessoas são consumidas pelas rotinas, e muitas vezes pela conformidade de que da forma com que está se executando determinado processo é a melhor possível, e também pelo fato de existirem pessoas com capacidade muito aguçada de ter visão de processos, visão enxuta e de identificar desperdícios que apenas oneram os resultados.
Alguns exemplos de desperdícios, classificados de acordo com os 8 desperdícios da Filosofia Lean, que ocorrem nos processos das organizações são:
Superprodução
– Expedição de quantidades maiores do que as solicitadas pelo cliente;
– Adiantamento de atividades;
– Falta de coordenação entre a demanda e a produção;
– Arranjo físico inadequado levando a formação de grandes lotes de movimentação.
Estoque
– Estoques “pulmão” entre processos além do necessário;
– Compra de matéria-prima em quantidade maior do que a necessária;
– Produzir grandes lotes acima das necessidades imediatas dos clientes.
Espera
– Espera por um caminhão que está atrasado;
– Embaladores aguardando a separação dos materiais;
– Atividades paradas devido à falta de informações.
Defeitos
– Entregar produtos no momento e local errado para o cliente;
– Separação errada de materiais a serem entregues para o próximo processo, com falta, excesso ou produtos trocados;
– Avaria dos materiais durante o transporte.
Transporte
– Transporte de um produto para um centro de distribuição (CD) distante da fábrica e depois o retorno dele para um cliente próximo a região da fábrica;
– Supermercados de materiais longe dos pontos de consumo.
Processamento Desnecessário
– Criação de processos que não agregam valor, muitas vezes devido a sistemas de informação mal parametrizados;
– Múltiplas conferências dos produtos: no fornecedor, no cliente e internas;
– Uso de ferramentas inadequadas aos processos.
Movimento Improdutivo
– Carregar e descarregar caminhões manualmente;
– Procurar itens gerados pela má organização dos estoques;
– Movimento de materiais e de operários decorrente de grandes estoques.
Intelectual
– Esforço humano que não acrescenta nenhum valor ao produto ou serviço do ponto de vista dos clientes;
– Não uso das habilidades mentais, criativas, e físicas das pessoas;
– Falta de integração entre as áreas;
– Não ouvir as ideias.
São inúmeros os exemplos que podem ser dados quanto aos desperdícios e oportunidades de melhorias, os quais aumentam a certeza de que saber atingir resultados por meio de ferramentas e metodologias estruturadas é um grande diferencial, e faz com que se busque, constantemente, alternativas para tornar as organizações cada vez mais competitivas e preparadas para os desafios que surgem no dia-a-dia.
Isso faz com que cada vez mais aumente a busca por profissionais que estejam em constante aprimoramento e desenvolvimento de competências, que sabem que para chegar a lugares diferentes, precisam, muitas vezes, fazer as coisas de forma diferente.
Texto escrito por: Mauricio Johnny Loos.