Close

23 de abril de 2021

Procrastinação! Como eliminar este inimigo da sua vida profissional?

        Procrastinar é um comportamento muito comum e que surge na vida de muitas pessoas em diferentes contextos e situações, tem como principal característica o constante adiamento da realização de um simples afazer ou atividade que seja importante, logo a pessoa que está procrastinando não consegue iniciar ou evoluir em uma determinada tarefa.

       A procrastinação é um comportamento inerente ao ser humano, entretanto se torna prejudicial quando ocorre com muita frequência, prejudicando a vida pessoal e profissional de uma pessoa, pois ao procrastinar se torna muito difícil honrar compromissos e atingir objetivos e isso pode passar uma imagem de irresponsabilidade e negligência para as demais pessoas.

    No trabalho o profissional que tem o hábito de procrastinar tem o seu desempenho e produtividade reduzidos pois a sua dificuldade em realizar demandas importantes faz com que o mesmo não cumpra prazos e não realize um trabalho de qualidade. Em situações como esta a pessoa tende a desenvolver sentimentos de culpa, frustração, incapacidade e irritabilidade.

       É importante destacarmos que procrastinar não é sinônimo de preguiça e falta de compromisso, pois considerando que muitos fatores levam uma pessoa a ter este comportamento é fundamental compreender o que está de fato ocorrendo com alguém quando o mesmo desenvolve o hábito da procrastinação. Além disso, cientificamente falando o cérebro humano tende a dar preferência para a realização de atividades que lhe proporcione recompensa imediata, por isso, muitas vezes a procrastinação serve como atalho para essas recompensas.

        Dentre os principais motivos pelos quais uma pessoa insere a procrastinação em seu leque de comportamentos no trabalho temos:

  • Problemas emocionais;
  • Problemas de saúde;
  • Desmotivação;
  • Dúvidas e insegurança referentes a demanda;
  • Excesso de estímulos visuais e auditivos não pertinentes ao trabalho (Redes sociais por exemplo).

     Para eliminar o hábito de procrastinar é necessário reconhecer que este comportamento está presente em sua vida e assim buscar a identificação dos fatores que o levam a esta prática, considerando que só conseguimos mudar de fato aquilo que temos consciência de que estamos sentindo e/ou fazendo.

           Separamos algumas dicas que podem auxiliar nesta mudança, confira:

  • Faça um planejamento diário: Neste planejamento devem constar apenas atividades que sejam possíveis de serem realizadas, o que chamamos de metas reais. É muito importante assumir a responsabilidade consigo mesmo de executar todas as tarefas do planejamento até o final;
  • Organize suas demandas por ordem de prioridade: Separe as demandas de acordo com a importância, urgência e prazos a serem cumpridos;
  • Faça uma atividade de cada vez: Um erro muito comum de quem procrastina é iniciar diversas atividades ao mesmo tempo e não finalizar nenhuma, por isso, comece uma atividade e só vá para a próxima ao finalizar;
  • Elimine os estímulos externos: Com acesso a internet, e principalmente as redes sociais, fica cada vez mais fácil perder o foco e isso fortalece o comportamento procrastinatório.

         É muito importante compreendermos que os motivos que levam as pessoas a desenvolverem a procrastinação de modo prejudicial, são sempre diferentes, pois cada um tem o seu modo de pensar, sentir e agir, além disso devemos sempre considerar que diversos fatores têm influência sobre isto, incluindo fatores psicológicos e fisiológicos.

Texto escrito por: Ariane Romero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.