Close

Orçamento Doméstico

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ter a vida financeira em dia é um grande passo rumo a qualidade de vida. As dívidas tiram o sono de muitas pessoas e muitas das vezes, as pessoas nem sabem dizer como foi que adquiram tantas dívidas, ou em que momento se perderam. Para evitar que isso ocorra, vamos tratar sobre Orçamento Doméstico, pois uma vez que cria-se o hábito de fazê-lo e monitorá-lo, torna-se muito mais simples controlar as finanças.

Mas “O Que é Orçamento Doméstico?”.
Orçamento Doméstico é administrar as despesas para que se enquadrem na renda mensal.

Por meio de oito passos, você vai aprender como fazê-lo e consequentemente controlar as suas finanças.

Passo 01: Analise as movimentações financeiras do último ano.
Levante informações como: valores gastos com supermercado, energia elétrica, água, aluguel, cartão de crédito, etc. Levante o máximo de informações que conseguir e faça uma média mensal de cada despesa.

Passo 02: Identifique os gastos desnecessários.
Aqui você deve levantar os gastos que poderiam ter sido evitados. Por exemplo: a troca de um celular que ainda estava em perfeitas condições de uso, a compra de 3 pares de sapatos, compra de roupas para eventos específicos, festas semanais, etc . Tudo aquilo que lhe deu prazer imediato, mas que poderia ter sido evitado ou substituído por outro evento ou outra aquisição.

Passo 03: Levante os valores de renda mensal.
Aqui você vai levantar a renda mensal das pessoas que compõem a sua família e que contribuem para o sustento familiar.

Passo 04: Defina as metas para o próximo ano.
Aqui você pode detalhar metas somente suas ou metas familiares. Levante também os valores aproximados para o atingimento dessas metas.

Passo 05: Determine o que e como será feito para atingir as metas definidas no passo anterior.
Faça um plano de ação para o atingimento de cada meta, cuide para que o plano seja atingível. Defina: O que será Feito, Como será Feito, Quem Fará, Quando Fará e Como será Monitorado.

Passo 06: Acompanhe os Resultados.
Monitore suas finanças para ter a certeza de que está gastando somente o que foi definido no seu orçamento, monitore seu cartão de crédito e confira cada fatura, acompanhe seus extratos bancários. Você precisa fazer isso para garantir que o orçamento esteja sendo seguido.

Passo 07: Corrija se necessário.
Você foi surpreendido com alguma fatura extra que extrapolou o orçamento do mês? Economize em algo do orçamento do mês seguinte para recuperar o valor gasto no mês anterior. Lembre-se: o atingimento dos seus objetivos depende principalmente de você.

Passo 08: Comemore.
Você está conseguindo conquistar seus objetivos sem fazer dívidas? Comemore!! Você comprovou que com planejamento, organização e controle, você consegue chegar onde desejar.

Se você gosta de utilizar planilhas, você pode criar uma que se adeque à sua rotina ou utilizar uma criada por profissionais para facilitar a gestão do seu orçamento, essas planilhas você encontra facilmente sendo vendidas pela internet.

Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.

admin

admin

Leave a Replay

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós