Close

    Em um cenário pandêmico são muitas as dificuldades que as pessoas têm enfrentado, questões relacionadas à saúde, desemprego e economia tem afetado fortemente a população mundial. Pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que no Brasil a taxa de desemprego em 2020 chegou a 14,3 %, ou seja, atualmente existem mais de 14,1 milhões de pessoas desempregadas neste país.

   Obter a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho já não era algo tão simples e fácil antes da pandemia, agora então a situação está um pouco mais complicada e encontrar uma boa oportunidade se tornou algo ainda mais difícil, entretanto o importante é não desistir e acreditar sempre que as coisas vão melhorar.

   Com a competitividade cada vez maior no mercado de trabalho é fundamental que além de otimismo, as pessoas que buscam recolocação invistam continuamente em desenvolvimento pessoal e profissional, seja por meio de cursos livres online gratuitos ou por meio de cursos técnicos, certificações, graduações ou pós-graduações. O importante é se aperfeiçoar sempre e adquirir cada vez mais conhecimentos.

   Estar sempre atento aos canais de divulgação de vagas nas empresas de sua região para identificar oportunidades compatíveis com os seus objetivos e se candidatar é de extrema importância para conquistar um novo emprego. Lembre-se de manter seu currículo sempre atualizado e formatado.

    Outro fator que contribuirá para recolocação no mercado de trabalho de um determinado profissional é manter um Networking sempre ativo. Esta técnica consiste em manter uma rede de contatos com profissionais de áreas compatíveis com a sua e de empresas nas quais você deseja fazer parte. O Networking vem se fortalecendo por meio do Linkedin, portanto é fundamental manter seu perfil nesta rede social sempre atualizado e bem preenchido.

   É importante lembrarmos sempre que para cada profissional a busca por recolocação no mercado de trabalho levará um tempo. Para alguns, este processo será longo e muito demorado, já para outros pode ser que não demore tanto.

    Portanto, não se compare com os demais profissionais, respeite o seu próprio tempo e aproveite esta espera para fazer uma autoavaliação sobre o profissional que você tem sido e assim identifique quais são seus pontos fortes e quais são os pontos que precisam de melhoria, pois desta forma você poderá se fortalecer e se desenvolver cada vez mais.

Texto escrito por: Ariane Romero

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.