Close

        Cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais que sejam compatíveis com a sua missão, visão e valores, pois para que um colaborador contribua para o desenvolvimento e crescimento da empresa, ele precisa estar engajado com o que faz e comprometido com as normas da organização.

        A conduta de um colaborador comprometido tem como base a Ética Profissional que pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e regras que norteiam a atuação dos profissionais no exercício de suas funções.Os profissionais que atuam com ética, são aqueles que fazem o melhor sempre com responsabilidade, honestidade, transparência, humildade, integridade e respeito.

        Os melhores profissionais do mercado de trabalho são aqueles que, além de terem domínio e conhecimento sobre o que fazem, buscam sempre por constante aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Este contínuo desenvolvimento envolve a capacidade que a pessoa tem de reconhecer seus pontos fortes e fracos e assim realizar melhorias.

       A Ética Profissional deve estar presente em todas as situações no ambiente de trabalho, desde o modo como você se veste, se relaciona com os colegas até o modo como você fala e se comporta. Exercer sua profissão pautada na Ética Profissional garantirá que você estabeleça boas relações interpessoais e que faça um trabalho de qualidade. Portanto, para se tornar um profissional de sucesso é de extrema importância estar atento às boas práticas da ética.

        Ao atuar com ética o colaborador se torna uma pessoa de confiança e referência naquilo que faz e as pessoas passam a valorizá-lo cada vez mais. Isso contribui para o crescimento e reconhecimento como profissional dentro de uma empresa, pois ele possui um diferencial de qualidade e excelência em sua atuação pautada na ética.

Boas Práticas da Ética Profissional:

  • Ser pontual: evite atrasos para iniciar a jornada de trabalho ou para compromissos previamente marcados. Caso tenha algum atraso, justifique-se e recompense este atraso;
  • Vestir-se adequadamente: o modo como você se veste diz muito ao seu respeito, portanto é fundamental estar atento às normas da empresa quanto ao uso obrigatório ou não de uniformes e aos tipos de roupas permitidos durante o expediente;
  • Respeitar as normas da empresa: toda empresa possui suas regras de conduta e diretrizes de funcionamento que devem ser seguidas por todos os colaboradores;
  • Evitar fofocas: infelizmente muitas vezes as conversas paralelas durante o expediente atrapalham o desempenho e podem causar conflitos, prejudicando o relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho;
  • Ser dedicado e comprometido: dedicação e comprometimento com aquilo que está se propondo a fazer é algo fundamental para quem trabalha com ética, pois com essas atitudes você terá um desempenho satisfatório;
  • Ser honesto: atuar respeitando o código de ética da sua profissão e respeitar as leis e as normas da empresa são atitudes básicas dos profissionais que norteiam sua atuação na ética profissional;
  • Respeitar as pessoas: é fundamental que no exercício de qualquer profissão o profissional respeite todas as pessoas e suas individualidades, atuando de modo que não haja discriminação ou exclusão por nenhuma particularidade do outro;
  • Guardar o sigilo profissional: um dos pilares da ética é o sigilo, ou seja, o profissional deve proteger as informações referentes à empresa e às atividades exercidas por ele, não repassando as mesmas para outras pessoas que não precisam ter acesso a tais informações;
  • Ser transparente: além da honestidade, é fundamental ser um profissional confiável e para isso é muito importante que não haja informações ocultas sobre a realização de suas demandas dentro da empresa. Toda informação que for pertinente a outro colega de trabalho ou superior deve ser repassada em tempo hábil, para que a mesma seja utilizada na continuidade dos processos da organização.



Texto escrito por: Ariane Romero

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.