Você faz ou já fez a famosa lista de metas para o ano novo? Você guarda essa lista e só lembra dela no final do ano? Você se frustra ao ver que passou um ano inteiro e não conquistou tudo o que almejava?
Se a sua resposta foi Sim para as perguntas anteriores, saiba que isso é muito comum.
Por ouvir pessoas comentando não conseguirem atingir seus objetivos, por ver grupos de WhatsApp nascendo na expectativa de em grupo conseguir atingir os objetivos em comum e ver os mesmos grupos perdendo o sentido tão rapidamente quanto foram criados é que surgiu a necessidade de escrever esse artigo.
Cada vez mais, as pessoas estão presas à rotinas e sempre com pouco ou nenhum tempo de sobra, o que contribui muito para que as metas se tornem cada vez mais distantes.
Vamos mudar esse cenário?? Proponho criar um plano de ação bem simples e ao mesmo tempo muito eficaz para que finalmente as metas saiam do papel. Serão apresentados os passos seguidos de exemplos.
Vamos lá??
1º: Defina o que quer, a meta. São exemplos:
- Emagrecer 8kg;
- Aumentar o salário em 20%.
2º: Liste ações macros para o atingimento da meta. São exemplos:
- Praticar exercícios físicos e mudar hábitos alimentares;
- Cursar MBA, elaborar e apresentar projetos de melhorias para a empresa.
3º: Crie uma lista de ações detalhadas para o atingimento da meta. Antes de defini-las, avalie a sua rotina, identifique de que forma você pode encaixar essas ações em meio a rotina já existente. São exemplos:
- Diariamente: beber um copo de suco detox ao acordar, fazer 20 minutos de exercícios ao retornar do trabalho, levar frutas para os lanches no trabalho;
- Ir na Focus verificar os cursos disponíveis, se matricular no curso escolhido, iniciar o MBA, em paralelo ao curso ir relacionando os novos conhecimentos à realidade da empresa para elaborar projetos de melhorias.
4º: Defina prazos e datas, se possível, determine data de início e fim. São exemplos:
- 4 meses, no período de 1 de junho a 1 de outubro, eliminando 2kg por mês
- Iniciar o MBA em julho de 2019 e em paralelo ir desenvolvendo os projetos de melhorias de acordo com as disciplinas estudadas, apresentar o mínimo de 2 projetos anuais.
5º: Crie uma representação visual e acompanhe com frequência. São exemplos: utilize imagens ou textos para expor as suas metas, seja no seu quarto, na tela do celular, dentro do carro… O importante é você lembrar diariamente das suas metas e de que você é a única pessoa que pode alcançá-las.
6º: Meça o Progresso. Agora que o plano está desmembrado em pequenos passos, é necessário acompanhar o seu progresso. Para isso, estabeleça os recursos a serem investidos e monitore se as ações estão sendo executadas dentro do prazo estipulado, pois dessa forma é possível identificar os gargalos que atrapalham seu projeto.
As dicas foram úteis? Você conseguiu enquadrar as suas metas no modelo de plano de ação apresentado? Tenha a certeza de que aplicando essas dicas simples, será possível finalmente tirar as metas do papel e conseguir grandes realizações.
Lembre-se: tudo na vida necessita de planejamento e quando bem executado aumentam as chances de dar certo.
Texto escrito por: Josiane Carla Vitorino Loos.