Close
Anterior
Próximo

eSocial na Prática

O eSocial é um novo meio de enviar as obrigações trabalhistas e previdenciárias e que visa a substituição da GFIP, RAIS, DIRF, CAGED entre outras informações, abrange Órgãos Públicos e as empresas do setor privado em um todo, sejam microempresários, MEIS, produtor rural, contribuinte individual, conforme determinação do Decreto nº 8.373/14.

 

Abrange mais de 40 micro informações, onde será incluído o cadastro de todos os servidores, contribuintes individuais e empregados.


Com informações de envio diário, faz-se necessário a capacitação de todos os envolvidos com a Folha de Pagamento, Imposto de Renda, Retenções Previdenciárias, emissão de guias, controle de contratos, gerentes de pessoal.

 

Juntamente com o eSocial temos outras obrigações como a EFD Reinf, DCTF Web e o SERO, que também entram em vigor logo após o início do eSocial, e que também traz alterações nas rotinas administrativas das empresas e escritórios de contabilidade

Objetivo do Curso:

O objetivo deste curso é apresentar o funcionamento do eSocial na prática, capacitando os profissionais a prestarem corretamente as informações para esta nova obrigação de acordo com a legislação vigente. Preparar os profissionais para parametrizarem de forma correta os seus sistemas de folha de pagamento. Fazer a análise de informações importantes para a correta incidência de tributos, reduzindo assim o pagamento indevido ou corrigir possíveis informações erradas, evitando desta forma um passivo trabalhista ou previdenciário.

 

Também apresentar o conceito e a análise de leiautes da EFD Reinf, prazos de envio, eventos que deverão ser enviados, as penalidades previstas e o conceito do SERO.

Público Alvo:

Todos os colaboradores lotados no Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Financeiro, Tributário, Contábil, Planejamento Estratégico, Jurídico, Tecnologia e Informação, Administração, Empresários e demais envolvidos com a mão de obra onerosa, com ou sem vínculo.

Metodologia:

Treinamento será norteado pelos pontos fiscais, previdenciários e trabalhistas, suas legislações e aplicações, sensibilizando os participantes com informações, orientações e dinâmicas em grupo, com planejamento estratégico voltado ao atendimento com excelência das informações e registros sistêmicos à geração dos arquivos digitais, alinhamento e parametrização, ao atendimento a nova obrigação tributária assessória – Sistema eSocial.

 

Uso de notebook e internet para a Qualificação Cadastral, consulta CBO, CNAE x FAP, acesso ao ambiente do eSocial e uso do sistema da folha de pagamento (se for possível trazer o sistema instalado no notebook para fazermos as parametrizações necessárias).


Baixar a documentação técnica do eSocial no portal do eSocial https://portal.esocial.gov.br.

EMENTA:

1.1 LEGISLAÇÃO E VIGÊNCIA

3.1 Evento S – 1060 – Tabela de Ambiente de Trabalho
3.2 Evento S – 2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco
3.3 Evento S – 2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial
3.4 Evento S – 2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
3.5 Evento S – 2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
3.6 Evento S – 2230 – Afastamento temporário

 

Apresentação dos eventos iniciais e aplicação no sistema da folha de pagamento e no ambiente do eSocial. Demonstrativo prático, aplicado aos participantes, com preenchimento da qualificação cadastral, análise das informações recebidas sobre os dados do CNIS e no CPF. Alteração de dados cadastrais pessoais e profissionais, afastamento do trabalhador, afastamento por doença, férias anuais, desligamento através do aviso prévio, comunicação, cancelamento e prazos concedidos, reintegração com o reestabelecimento do vínculo de trabalho, exercícios práticos.

4.1 Tabelas do evento inicial
4.2 Tabelas de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos
4.3 Tabela de Rubricas
4.4 Tabela de Lotações Tributárias
4.5 Tabela de Cargos/Empregos Públicos
4.6 Tabela de Funções e Cargos em Comissão
4.7 Tabela de horários
4.8 Tabela de Ambientes de Trabalho

5.1 ADMISSÃO DO TRABALHADOR
5.2 Eventos S – 2200 Admissão do Trabalhador
5.3 Registro de Eventos Trabalhistas – RET
5.4 Férias anuais do empregado/servidor
5.5 Eventos Periódicos
5.6 Folha de Pagamento

6.1 O que é a EDF Reinf
6.2 Quais os objetivos da EFD Reinf
6.3 Quais informações devem ser repassadas
6.4 Quem precisa aderir a EFD Reinf
6.5 Prazos da EFD Reinf
6.6 Operacionalização, validação e acesso a EFD Reinf
6.7 Identificadores
6.8 Alterações de Informações
6.9 Retificação
6.10 Exclusão
6.11 Leiautes e Análise dos Leiautes
6.12 Multas por atraso na entrega

7.1Conceito e definição do SERO

 

Abertura para questionamentos

Requisito:


Cada participante deverá utilizar seu próprio notebook.

INSTRUTOR:

Pós-graduado em Administração Financeira, Contabilidade e Controladoria pela FEMA – Fundação Educacional do Município de Assis/SP;


Bacharel em Ciências Contábeis pela UNINOVA – União do Ensino Superior de Nova Mutum/MT;
Sócio Fundador da empresa Liber Contabilidade e Assessoria Financeira;


Sócio do Escritório Contábil Galdino, perito judicial, professor no SENAI pelo programa PRONATEC – Auxiliar administrativo;


Instrutor de Curso de Implantação do eSocial em Órgãos Públicos e Empresas Privadas, atuando a mais de 7 anos com Departamento Pessoal como consultor e auditor na área de Departamento Pessoal, fornecendo informações e apoio para elaboração de folha de pagamento, encargos sociais, admissão, rescisão contratual, cálculos trabalhistas, férias, 13º salário, horas-extras, criação de rotinas trabalhistas e previdenciárias, SEFIP, RAIS, CAGED, benefícios, homologações, comunicação interna, atendimento externo de colaboradores, preposto em processos de fiscalização e conciliações trabalhistas, programação e controle de férias, cartão ponto, implantação do eSocial e parametrização de rubricas Registro S-1010 – Tabela de Rúbricas eSocial no sistema de folha de pagamento.

Carga Horária: 16 horas.

Investimento: R$550,00 por participante, à vista.

Opções de parcelamento: à consultar por meio do telefone (67)3522-0555.

 

INSCRIÇÕES:

 Você deseja ser informado quando houver a próxima turma? se Sim, Clique Aqui.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.